Como desbloquear o BPC LOAS com representante legal para empréstimo?

Atualmente com a liberação da opção de empréstimos consignados para o BPC LOAS, muitas pessoas têm o interesse de efetuar a contratação, mas o benefício encontra-se bloqueado. Veja abaixo como desbloquear e como consultar sua margem livre.

Aposentados e pensionistas podem também utilizar da mesma forma para efetuar o desbloqueio, caso queiram solicitar o crédito consignado com desconto na folha de pagamento do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Mas como funciona o Empréstimo BPC LOAS?

Pessoas com deficiência foram contempladas a fazer o empréstimo consignado, e agora foi aprovado no mês de agosto que o representante legal pode solicitar o empréstimo também

A margem consignável, foi definida seguindo a mesma regra de outros beneficiários do INSS, com o aumento para 40%, 35% será destinado para empréstimos e 5% para o cartão consignado.

Porém, antes de começar a contratação é necessário efetuar o desbloqueio do benefício.

Veja a seguir como efetuar esse processo.

Como saber se meu benefício é bloqueado para empréstimo?

Uma alternativa de fácil verificação é consultar o HISCON (Extrato de Empréstimo Consignado).pelo próprio Meu INSS.

Para acessar deve Clicar na parte superior em “Serviços”, após deve procurar por “Extratos/certidões/declarações” e logo em seguida por "Extrato de empréstimo consignado”.

Ao acessar o documento, necessita que em “Dados” a opção “Bloqueado para Empréstimo” conste como Não e a opção “Elegível para Empréstimo” como Sim. Caso contrario, o benefício está bloqueado e deve ser seguido o passo a passo a baixo.

Como os BPC podem desbloquear o benefício?

O processo do desbloqueio do benefício pode ser efetuado em casa, pela internet, no site ou aplicativo do Meu INSS

Basta você acessar o Meu INSS, realizar o login utilizando seu CPF e sua senha. Já na página inicial irá achar a opção “Novo Pedido”, clique nessa opção.

Após a nova página aberta, digite na barra de pesquisa “desbloquear”, assim que a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” aparecer, clique sobre a mesma, para ser carregada automaticamente.

Para o desbloqueio do benefício é necessário respeitar novas regras do empréstimo consignado e atender a alguns pré-requisitos do INSS. Estando tudo certo, clique em "Avançar”

Atente-se, se seu benefício foi concedido há menos de 90 dias ou tenha solicitado a transferência do benefício a menos de 60 dias, deve aguardar cerca de 30 dias para solicitar o desbloqueio do benefício.

A próxima tela apresentará informações e instruções sobre o desbloqueio. Para dar continuidade, clique em “Avançar”, novamente.

O titular da aposentadoria, procurador ou representante legal deverá encaminhar um documento no ato da solicitação. As especificações do documento aceito são, PDF, colorido 24 bits e com qualidade 150 DPI.

Ressaltando também que o documento não deve ultrapassar 5MB e o tamanho caso mais de um anexo não pode ultrapassar 50 MB.

Na tela seguinte, alguns dados preenchidos e associados ao CPF do beneficiário serão preenchidos automaticamente pelo próprio INSS. O solicitante deve informar um celular e um telefone fixo para contato.

Também há a opção de acompanhar o desbloqueio do benefício por e-mail ou pela Central 135, sendo assim, é necessário selecionar uma opção, clicando em “SIM” ou “NÃO”.

Na opção de dados adicionais deve ser informado o número.

Após feito, você verá a pergunta “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido?” as opções serão A) Não. Sou o titular, B) Sou o representante Legal ou C) Sou o procurador.

Essa alternativa deve ser usada por quem deseja cadastrar um representante ou já possui alguma representação legal. A representação e autorização valerá para todos os requerimentos utilizados junto ao INSS.

A última informação solicitada é opcional, é um documento que comprove quem está solicitando o desbloqueio do benefício, se é o próprio beneficiário, seu representante ou procurador. Por questões de segurança, deve ser disponibilizado cópia do RG e CPF, ou até mesmo CNH caso possua.

Caso necessário, o INSS pode solicitar outros documentos de identificação e também uma autorização assinada.

Para concluir a solicitação, deve clicar no botão “Avançar”. E então pronto, agora é só aguardar que seu benefício seja desbloqueado.

Como você já sabe como desbloquear seu benefício para os empréstimos, você deve verificar a taxa de juros e fazer simulações, para encontrar a melhor taxa de juros. A PegaTroco pode te ajudar com isso e realizar diversas simulações em diferentes bancos para ver qual melhor opção que combina com você. Faça já sua simulação clicando aqui.

Você pode nos acompanhar no Instagram e no Facebook. E fique por dentro de todas as novidades do Crédito Consignado.

#inss #auxiliobrasil #emprestimoconsignado #emprestimo #dinheiro #aposentadopensionista #aposentado #beneficiario #pensionista #fgts #dinheiro #creditoconsignado

Autor: Karina Icoma

Publicado para: Pegatroco

Em 19/09/2022

Confira nossas redes sociais


ASSERT TECH SOLUCOES DE INFORMATICA LTDA (“Pegatroco”), correspondente bancário, inscrita sob o CNPJ nº 17.096.642/0001-39, com sede na AV JOSE ESTEVES MANO FILHO, 48 - SALA 2 - JD Paulista, Ourinhos, São Paulo. CONTATO: (11) 9725-5030 A Pegatroco, não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. A Pegatroco é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Toda avaliação de crédito será realizada conforme a política de crédito da Instituição Financeira parceira. Antes da contratação de qualquer serviço através de nosso parceiro, você receberá todas as condições e informações relativas ao produto a ser contrato, de forma completa e transparente. A Pegatroco é correspondente bancário da seguinte instituição: Facta Financeira S.A (Facta Financeira S.A CNPJ 15.581.638/0001-30) Banco Cetelem S.A (CNPJ nº 00.558.456/0001-71), Banco Olé Consignado S.A. (CNPJ 71.371.686/0001-75), Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (CNPJ 92.702.067/0001-96), Banco Pan S.A (CNPJ nº 59.285.411/0001-13), Banco Itaú Consignado (CNPJ nº 33.885.724/0001-19), Banco BMG (CNPJ nº 61.186.680/0001-74), Bradesco Financiamentos S.A (CNPJ nº 07.207.996/0001-50) e Banco Mercantil do Brasil (CNPJ nº 17.184.037/0001-10).