Como desbloquear o BPC LOAS com representante legal para empréstimo?
Atualmente com a liberação da opção de empréstimos consignados para o BPC LOAS, muitas pessoas têm o interesse de efetuar a contratação, mas o benefício encontra-se bloqueado. Veja abaixo como desbloquear e como consultar sua margem livre.
Aposentados e pensionistas podem também utilizar da mesma forma para efetuar o desbloqueio, caso queiram solicitar o crédito consignado com desconto na folha de pagamento do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Mas como funciona o Empréstimo BPC LOAS?
Pessoas com deficiência foram contempladas a fazer o empréstimo consignado, e agora foi aprovado no mês de agosto que o representante legal pode solicitar o empréstimo também
A margem consignável, foi definida seguindo a mesma regra de outros beneficiários do INSS, com o aumento para 40%, 35% será destinado para empréstimos e 5% para o cartão consignado.
Porém, antes de começar a contratação é necessário efetuar o desbloqueio do benefício.
Veja a seguir como efetuar esse processo.
Como saber se meu benefício é bloqueado para empréstimo?
Uma alternativa de fácil verificação é consultar o HISCON (Extrato de Empréstimo Consignado).pelo próprio Meu INSS.
Para acessar deve Clicar na parte superior em “Serviços”, após deve procurar por “Extratos/certidões/declarações” e logo em seguida por "Extrato de empréstimo consignado”.
Ao acessar o documento, necessita que em “Dados” a opção “Bloqueado para Empréstimo” conste como Não e a opção “Elegível para Empréstimo” como Sim. Caso contrario, o benefício está bloqueado e deve ser seguido o passo a passo a baixo.
Como os BPC podem desbloquear o benefício?
O processo do desbloqueio do benefício pode ser efetuado em casa, pela internet, no site ou aplicativo do Meu INSS
Basta você acessar o Meu INSS, realizar o login utilizando seu CPF e sua senha. Já na página inicial irá achar a opção “Novo Pedido”, clique nessa opção.
Após a nova página aberta, digite na barra de pesquisa “desbloquear”, assim que a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” aparecer, clique sobre a mesma, para ser carregada automaticamente.
Para o desbloqueio do benefício é necessário respeitar novas regras do empréstimo consignado e atender a alguns pré-requisitos do INSS. Estando tudo certo, clique em "Avançar”
Atente-se, se seu benefício foi concedido há menos de 90 dias ou tenha solicitado a transferência do benefício a menos de 60 dias, deve aguardar cerca de 30 dias para solicitar o desbloqueio do benefício.
A próxima tela apresentará informações e instruções sobre o desbloqueio. Para dar continuidade, clique em “Avançar”, novamente.
O titular da aposentadoria, procurador ou representante legal deverá encaminhar um documento no ato da solicitação. As especificações do documento aceito são, PDF, colorido 24 bits e com qualidade 150 DPI.
Ressaltando também que o documento não deve ultrapassar 5MB e o tamanho caso mais de um anexo não pode ultrapassar 50 MB.
Na tela seguinte, alguns dados preenchidos e associados ao CPF do beneficiário serão preenchidos automaticamente pelo próprio INSS. O solicitante deve informar um celular e um telefone fixo para contato.
Também há a opção de acompanhar o desbloqueio do benefício por e-mail ou pela Central 135, sendo assim, é necessário selecionar uma opção, clicando em “SIM” ou “NÃO”.
Na opção de dados adicionais deve ser informado o número.
Após feito, você verá a pergunta “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido?” as opções serão A) Não. Sou o titular, B) Sou o representante Legal ou C) Sou o procurador.
Essa alternativa deve ser usada por quem deseja cadastrar um representante ou já possui alguma representação legal. A representação e autorização valerá para todos os requerimentos utilizados junto ao INSS.
A última informação solicitada é opcional, é um documento que comprove quem está solicitando o desbloqueio do benefício, se é o próprio beneficiário, seu representante ou procurador. Por questões de segurança, deve ser disponibilizado cópia do RG e CPF, ou até mesmo CNH caso possua.
Caso necessário, o INSS pode solicitar outros documentos de identificação e também uma autorização assinada.
Para concluir a solicitação, deve clicar no botão “Avançar”. E então pronto, agora é só aguardar que seu benefício seja desbloqueado.
Como você já sabe como desbloquear seu benefício para os empréstimos, você deve verificar a taxa de juros e fazer simulações, para encontrar a melhor taxa de juros. A PegaTroco pode te ajudar com isso e realizar diversas simulações em diferentes bancos para ver qual melhor opção que combina com você. Faça já sua simulação clicando aqui.
Você pode nos acompanhar no Instagram e no Facebook. E fique por dentro de todas as novidades do Crédito Consignado.
Autor: Karina Icoma
Publicado para: Pegatroco
Em 19/09/2022