INSS convoca mais de 4 milhões de segurados para a prova de vida
Atualização cadastral é necessária para manter o pagamento dos benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoca mais de 4 milhões de segurados para realizar a prova de vida. A atualização cadastral é necessária para manter o pagamento dos benefícios, pois permite ao órgão verificar se os segurados ainda estão vivos e se as informações cadastrais estão atualizadas.
Os beneficiários convocados compreendem aqueles que nasceram entre janeiro e março e permanecem sem realizar a prova de vida por um período igual ou superior a 12 meses. A notificação é emitida por meio do aplicativo Meu INSS, através da Central 135 ou por aviso bancário.
Em caso de notificação, os segurados convocados devem dirigir-se ao INSS ou à instituição bancária responsável pelo recebimento do benefício para efetuar a prova de vida. Após decorridos 60 dias desde o recebimento da convocação, caso a comprovação não seja efetivada, há o risco de bloqueio do pagamento.
Durante esse período, o segurado pode também efetuar a atualização cadastral pelo aplicativo e pelo site Meu INSS.
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Como realizar a prova de vida?
A prova de vida pode ser realizada de forma presencial, em agências bancárias e unidades do INSS, ou de forma digital, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site da Previdência Social.
Presencialmente:
- Leve os documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho ou outro documento oficial com foto) ao banco ou à agência do INSS.
- O atendente irá realizar a coleta das digitais e assinará o comprovante de realização da prova de vida.
Digitalmente:
- Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site da Previdência Social.
- Clique na opção "Prova de Vida".
- Siga as instruções para realizar a prova de vida digital.
A prova de vida digital pode ser realizada por meio da biometria facial ou do reconhecimento de voz.
O que vale como comprovante de prova de vida?
A prova de vida pode ser realizada por meio de diferentes meios, que são considerados válidos pelo INSS. São eles:
- Utilizar o aplicativo Meu INSS ou aplicativos que possuam autenticação e controle de acesso.
- Atendimento em Agência da Previdência Social.
- Receber pagamento de benefício com biometria.
- Fazer empréstimo consignado com biometria.
- Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).
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Orientações aos segurados
O INSS orienta aos segurados que verifiquem se as informações cadastrais estão atualizadas. Para isso, é possível acessar o aplicativo Meu INSS ou o site da Previdência Social.
Caso as informações estejam incorretas, o segurado deve solicitar a atualização cadastral. Essa solicitação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pelo site da Previdência Social ou pelo telefone 135.
A atualização cadastral é importante para evitar o bloqueio do pagamento do benefício.
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Autor: Karina Icoma
Publicado para: Pegatroco
Em 01/02/2024