INSS: Primeira parcela do 13º salário começa a ser paga hoje para aposentados e pensionistas
A partir de hoje, dia 24 de abril de 2024, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela do 13º salário. O pagamento, que foi antecipado pelo governo federal, vai injetar R$ 33,68 bilhões na economia brasileira, segundo dados da folha de pagamentos do INSS.
Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412), os depósitos da primeira parcela, que corresponde a 50% do valor total do benefício, começaram hoje e seguem até o dia 8 de maio. Já para os segurados com renda mensal acima do piso nacional, o pagamento da primeira parcela terá início no dia 2 de maio, para os terminais 1 e 6, e segue até o dia 7 de julho, de acordo com o final do número do benefício.
A segunda parcela do 13º salário será paga no segundo semestre do ano, entre o dia 15 de agosto e o dia 7 de dezembro, também seguindo o calendário por final de número do benefício.
• Crédito Facilitado, Inadimplência em Alta: Especialistas Pedem Cautela no Novo Programa do Governo
Para consultar o calendário completo de pagamento e saber o valor total do seu 13º salário, o beneficiário pode acessar o Meu INSS, disponível no site ou aplicativo do órgão. No aplicativo, também é possível acompanhar o status do pagamento e acessar outros serviços, como extratos de pagamento, agendamento de perícias e consulta de benefícios.
É importante lembrar que o 13º salário é um direito dos trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. O valor do benefício é calculado sobre a soma de todas as remunerações brutas recebidas durante o ano, dividido por 12. Ou seja, quanto mais o trabalhador ganha, maior será o valor do seu 13º salário.
O pagamento do 13º salário é uma importante fonte de renda extra para os aposentados e pensionistas, especialmente neste período de crise econômica. O dinheiro pode ser utilizado para diversos fins, como pagamento de contas, quitação de dívidas ou realização de compras.
Veja abaixo algumas dicas de como usar o 13º salário de forma consciente:
- Pague as contas em dia: Se você tem dívidas, o ideal é usar o 13º salário para quitá-las o quanto antes. Assim, você evita pagar juros e consegue se livrar do aperto financeiro.
- Faça uma reserva de emergência: É importante ter um dinheiro guardado para imprevistos. O 13º salário pode ser uma boa oportunidade para começar a construir sua reserva de emergência.
- Invista em você mesmo: Que tal usar o 13º salário para fazer um curso, participar de uma palestra ou comprar um livro? Investir em si mesmo é sempre uma boa opção.
- Realize seus sonhos: Se você sempre quis viajar ou comprar algo que deseja muito, o 13º salário pode ser a chance de realizar esse sonho. Mas lembre-se de planejar bem os gastos para não se arrepender depois.
• Fim do Saque-Aniversário do FGTS em Debate: Comissão de Trabalho Analisa Alternativas
O importante é usar o 13º salário com sabedoria e responsabilidade. Planejando seus gastos, você poderá aproveitar ao máximo esse dinheiro extra e garantir um futuro mais tranquilo.
#13SALARIO #INSS #GOVERNOFEDERAL #PAGAMENTOS #APOSENTADOS
Autor: Karina Icoma
Publicado para: Pegatroco
Em 24/04/2024