Aposentadoria para PCD em 2024: regras e como pedir

As regras para aposentadoria de pessoas com deficiência (PCD) no Brasil são diferentes das regras para aposentadorias gerais. Isso porque, o tempo de contribuição exigido é alterado dependendo do grau de deficiência. E a idade é menor do que nas demais modalidades existentes.

Requisitos

Existem duas formas de conseguir a aposentadoria para PCD: por idade ou por tempo de contribuição. Alcançando os requisitos de um ou outro é possível fazer o pedido ao INSS na plataforma online, como recomendado pelo poder público, no que se refere ao tempo de contribuição, é essencial submeter-se a uma avaliação médica.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Para requerer a aposentadoria por tempo de contribuição para Pessoas com Deficiência (PCD), é necessário atender a critérios importantes estipulados pelo INSS. Esse benefício se diferencia da aposentadoria por invalidez, pois não implica que o trabalhador tenha se tornado inválido, mas sim que apresenta alguma deficiência.

Em outras palavras, o indivíduo continua exercendo atividades laborais mesmo após adquirir uma incapacidade. Por exemplo, isso se aplica a cadeirantes, pessoas com membros amputados, entre outros. Contudo, para obter acesso a esse benefício, é preciso satisfazer os seguintes requisitos:

· Grau de deficiência leve: 33 anos de contribuição (homem) ou 28 anos de contribuição (mulher);

· Deficiência de nível moderado: 29 anos de contribuição (para homens) ou 24 anos de contribuição (para mulheres);

· Grau de deficiência grave: 25 anos de contribuição (homem) ou 20 anos (mulher);

· Não há idade mínima.

A deficiência deve ser permanente, adquirida há mais de dois anos, e na perícia médica é que o seu grau será identificado e comprovado.

Mudanças nas regras do rotativo do cartão de crédito: o que muda para o consumidor?

Aposentadoria por idade

Ao contrário da outra categoria que não impõe uma idade mínima, ao requerer a aposentadoria por idade para Pessoas com Deficiência (PCD), é necessário observar os limites estabelecidos. Além disso, também é exigido um período de contribuição, representando uma carência para o trabalhador, ou seja, um tempo mínimo de espera para ter o direito à aposentadoria. As normas nesse cenário indicam a obrigação de cumprir com:

· Mulher: 55 anos de idade;

· Homem: 60 anos de idade;

· Período de contribuição: 15 anos de contribuição;

· Importante: é essencial evidenciar a presença da sua deficiência ao longo de todo o período de contribuição, independentemente do grau da deficiência.

Hoje, para se aposentar por idade as mulheres devem ter 62 anos e homens 65 anos. Ou seja, o trabalhador deficiência precisa de uma idade menor, sendo que o tempo de contribuição é o mesmo.

Como pedir a aposentadoria para PCD

O INSS sugere que a solicitação da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD) seja realizada de forma online, evitando congestionamentos nas agências. A única etapa que requer presença física é a perícia médica, a ser realizada na data e horário agendados. O processo inicia-se de forma remota, seguindo o seguinte procedimento:

1. Entre no Meu INSS e faça login;

2. Clique no botão “Novo Pedido”;

3. Digite “aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo” ou “aposentadoria da pessoa com deficiência por idade”;

4. No rol, selecione o nome do serviço ou benefício;

5. Analise o texto exibido na tela e prossiga conforme as orientações fornecidas.

Documentos necessários

É praxe que o INSS requisite os seguintes documentos no requerimento da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD):

• Número do CPF;

• Documentos que atestem a data de início da deficiência;

• Documentação médica;

• Laudos médicos;

• Receitas médicas;

• Exames médicos;

• Decisão de concessão de auxílio-doença;

• Documentos para evidenciar o tempo de contribuição.

Aposentadoria em 2024: Mudanças e Estratégias de Transição

Mudanças em 2024

Não há mudanças nas regras para aposentadoria de PCD em 2024. As regras estabelecidas pela Reforma da Previdência em 2019 continuam valendo.

A aposentadoria para PCD é um direito importante que garante a proteção social a essas pessoas. As regras são diferentes das regras gerais, mas são justas e proporcionam segurança financeira a quem precisa.

#APOSENTADORIA #INSS #PCD #2024 #REGRAS

Autor: Karina Icoma

Publicado para: Pegatroco

Em 04/01/2024

Confira nossas redes sociais


ASSERT TECH SOLUCOES DE INFORMATICA LTDA (“Pegatroco”), correspondente bancário, inscrita sob o CNPJ nº 17.096.642/0001-39, com sede na AV JOSE ESTEVES MANO FILHO, 48 - SALA 2 - JD Paulista, Ourinhos, São Paulo. CONTATO: (11) 9725-5030 A Pegatroco, não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. A Pegatroco é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Toda avaliação de crédito será realizada conforme a política de crédito da Instituição Financeira parceira. Antes da contratação de qualquer serviço através de nosso parceiro, você receberá todas as condições e informações relativas ao produto a ser contrato, de forma completa e transparente. A Pegatroco é correspondente bancário da seguinte instituição: Facta Financeira S.A (Facta Financeira S.A CNPJ 15.581.638/0001-30) Banco Cetelem S.A (CNPJ nº 00.558.456/0001-71), Banco Olé Consignado S.A. (CNPJ 71.371.686/0001-75), Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (CNPJ 92.702.067/0001-96), Banco Pan S.A (CNPJ nº 59.285.411/0001-13), Banco Itaú Consignado (CNPJ nº 33.885.724/0001-19), Banco BMG (CNPJ nº 61.186.680/0001-74), Bradesco Financiamentos S.A (CNPJ nº 07.207.996/0001-50) e Banco Mercantil do Brasil (CNPJ nº 17.184.037/0001-10).