Caixa e ABCRED Firmam Acordo Para Facilitar Acesso ao Microcrédito Produtivo
Essa iniciativa visa impulsionar o empreendedorismo responsável por meio do crédito, proporcionando acesso facilitado a recursos para pequenos negócios em todo o Brasil.
O evento de lançamento contou com a presença de figuras importantes, incluindo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, a presidente da CAIXA, Maria Rita Serrano, a presidente da ABCRED, Isabel Baggio, além de outras autoridades e empreendedores convidados.
Maria Rita Serrano enfatizou a importância desse reposicionamento do banco em sua forma de atuação, permitindo que o crédito seja contratado de maneira assistida e sustentável, ao mesmo tempo em que simplifica o processo de concessão de recursos.
Ela destacou que o papel da CAIXA nas Microfinanças é fundamental para oferecer crédito de forma facilitada e sustentável em todo o país, reforçando o banco como um agente de fomento e executor das políticas públicas voltadas para o crescimento econômico e o desenvolvimento do país.
Geraldo Alckmin destacou a taxa de juros, que pode chegar a apenas 0,69% ao mês para alguns programas, e ressaltou como isso incentivará os pequenos empreendedores a crescer, gerar renda e empregos.
• Desenrola Brasil: Prazo de Inscrição para Faixa 1 Encerrado
Ele também mencionou a importância de fatores econômicos como juros, câmbio e impostos, e como o programa lançado contribuirá para melhorar o cenário econômico e de competitividade do país.
Isabel Baggio, presidente da ABCRED, considerou o dia do lançamento como histórico e expressou o compromisso da associação em ser parte da solução para os desafios enfrentados pelos empreendedores.
Ela agradeceu o apoio da CAIXA no lançamento do programa e enfatizou a importância de oferecer oportunidades adequadas para as pessoas que compõem a base da população, destacando que essas são trabalhadoras que precisam de oportunidades para melhorar seus negócios e a qualidade de vida de suas famílias.
A atualização do modelo de microcrédito busca ampliar a eficiência e a oferta do produto de forma sustentável, oferecendo acompanhamento e orientação a um número maior de pessoas, o que contribuirá para o aumento da renda no país.
A principal ação adotada pela CAIXA foi a reabertura da linha Microcrédito CAIXA Repasse, destinada a conceder crédito às entidades autorizadas a operar no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
A CAIXA disponibiliza R$ 300 milhões em recursos para essa linha e prevê beneficiar mais de 160 mil empreendedores ao longo deste ano. Além disso, durante o evento, a CAIXA e a ABCRED assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover o empreendedorismo por meio do crédito responsável.
O acordo visa impulsionar a cidadania, o desenvolvimento social, econômico e territorial, bem como facilitar o acesso ao crédito sustentável por meio do PNMPO. Esse acordo permite que a CAIXA opere ao lado das entidades que oferecem o microcrédito produtivo orientado, usando seus próprios recursos como fonte de financiamento.
Dessa forma, os produtos e serviços do banco estarão disponíveis não apenas para as Instituições de Microfinanças (IMF) associadas, mas também para os tomadores finais do microcrédito, contribuindo para a inclusão bancária desses empreendedores.
As entidades operadoras podem contratar os recursos da linha Microcrédito CAIXA Repasse com um prazo de financiamento de 48 meses, parcelas fixas e taxas personalizadas a partir de 0,69% ao mês.
Este produto é exclusivo para entidades operadoras de microcrédito e microfinanças e está disponível para contratação nas agências da CAIXA. O valor mínimo de contratação é de R$ 100 mil, enquanto o valor máximo depende da avaliação de risco de crédito.
Além disso, a linha oferece uma carência de até 6 meses e uma garantia de 100% por meio da cessão de direitos creditórios representados por recebíveis de contratos de concessão de Microcrédito Produtivo Orientado. Há também uma taxa de TAC de 1% sobre o valor do contrato.
Para os empreendedores interessados em contratar o microcrédito, é possível buscar uma das associadas da ABCRED ou outras entidades operadoras do programa, consultando o site da instituição para obter mais informações.
Essa iniciativa da CAIXA e da ABCRED representa um passo importante no apoio ao crescimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios em todo o Brasil, promovendo a geração de renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.
• STF Libera Crédito Consignado Para Beneficiários de Programas Sociais: Entenda os Impactos
#MICROCREDITO #CAIXA #ABCRED #FINANÇAS
Autor: Karina Icoma
Publicado para: Pegatroco
Em 14/09/2023