Desenrola Pequenos Negócios: Uma Nova Chance para MEIs e Microempresas
Oportunidade de renegociação de dívidas começa hoje para milhões de empresas em todo o Brasil
A partir de hoje, 13 de maio de 2024, entra em vigor o programa Desenrola Pequenos Negócios, uma iniciativa do governo federal em parceria com instituições financeiras para auxiliar na renegociação de dívidas de Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs) em todo o país. O programa visa oferecer condições mais justas e acessíveis para que esses negócios possam regularizar suas pendências financeiras e retomar o crescimento.
Quem pode participar?
O Desenrola Pequenos Negócios é direcionado a MEIs e MPEs que:
- Possuem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões;
- Têm dívidas em atraso com bancos participantes do programa;
- As dívidas em atraso devem ter sido contraídas até 23 de janeiro de 2024.
• Chuvas no RS: Isenção na conta de água por até 6 meses para desabrigados
Como funciona a renegociação?
Os MEIs e MPEs interessados em participar do programa devem entrar em contato com o seu banco credor para solicitar a renegociação. O banco então analisará a situação do cliente e apresentará uma proposta de acordo, que poderá incluir:
- Redução do saldo devedor;
- Prorrogação do prazo de pagamento;
- Parcelamento em até 240 meses, sem juros;
- Isenção de tarifas e multas.
Benefícios do programa
O Desenrola Pequenos Negócios oferece diversos benefícios para os MEIs e MPEs aderentes, entre eles:
- Redução do endividamento;
- Melhora do fluxo de caixa;
- Maior previsibilidade dos gastos;
- Acesso a novas linhas de crédito;
- Possibilidade de retomar o crescimento do negócio.
Expectativas para o programa
O governo federal espera que o Desenrola Pequenos Negócios beneficie cerca de 5 milhões de empresas em todo o país. A expectativa é que a renegociação das dívidas gere um impacto positivo na economia, injetando R$ 50 bilhões na circulação e impulsionando o crescimento do setor de micro e pequenas empresas.
• Governo Federal Anuncia Suspensão Temporária do FGTS no Rio Grande do Sul para Auxiliar Empresas Afetadas por Calamidades
Como se cadastrar
Para se cadastrar no programa, os MEIs e MPEs devem entrar em contato com o seu banco credor. O banco fornecerá todas as informações necessárias para a inscrição e renegociação das dívidas.
Prazo para adesão
O programa Desenrola Pequenos Negócios estará disponível até 31 de dezembro de 2024. Os MEIs e MPEs que desejam renegociar suas dívidas devem se cadastrar no programa o mais breve possível para aproveitar as vantagens oferecidas.
O Desenrola Pequenos Negócios é uma oportunidade única para MEIs e MPEs regularizarem suas dívidas e retomarem o crescimento do seu negócio. O programa oferece condições mais justas e acessíveis para renegociação, além de diversos benefícios que podem impulsionar a recuperação econômica do setor. Os MEIs e MPEs que ainda não se cadastraram no programa são incentivados a fazê-lo o mais breve possível para aproveitar essa importante iniciativa do governo federal.
#RIOGRANDEDOSUL #PIX #GOVERNOFEDERAL #AUXILIO
Autor: Karina Icoma
Publicado para: Pegatroco
Em 13/05/2024