Pagamento do Abono Salarial 2024 para Nascidos em Maio e Junho Inicia Nesta Quarta pela Caixa
Na próxima quarta-feira, 15 de maio, a Caixa Econômica Federal dará início ao processo de pagamento do Abono Salarial 2024 para os trabalhadores nascidos em maio e junho, referindo-se ao ano-base de 2022. Este pagamento, que faz parte do calendário anual estipulado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), destina-se a aproximadamente 4,4 milhões de beneficiários que estão elegíveis para receber um total de R$ 4,45 bilhões.
Os valores atribuídos a cada trabalhador variam conforme o número de dias trabalhados no ano-base citado. Este esquema garante que o benefício seja proporcional ao tempo de serviço prestado, proporcionando um suporte financeiro justo e necessário.
No estado do Rio Grande do Sul, houve uma decisão especial de antecipar o pagamento para aqueles nascidos entre julho e dezembro. Essa antecipação, que será efetuada também no dia 15 de maio, foi aprovada através da Resolução Codefat nº 1.002 e busca auxiliar 702 mil trabalhadores que foram severamente afetados pelas recentes chuvas intensas na região. Com isso, o valor total distribuído neste mês no estado alcançará R$ 726,7 milhões.
• Desenrola Pequenos Negócios: Uma Nova Chance para MEIs e Microempresas
Para os trabalhadores que já possuem conta corrente ou poupança na Caixa, o benefício será depositado automaticamente. Aqueles que não possuem conta no banco poderão acessar seus valores através da Poupança Social Digital, operada pelo aplicativo Caixa Tem. Este aplicativo permite uma variedade de operações financeiras, como pagamento de contas, transferências bancárias, pagamentos em máquinas de cartão e compras online com o cartão de débito virtual.
Caso existam dificuldades na criação da conta digital, os beneficiários ainda poderão sacar o dinheiro utilizando o Cartão Social e senha, seja através dos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, ou diretamente nas agências da Caixa.
O Abono Salarial, estabelecido pela Lei 7.998/90, é uma iniciativa do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e visa proporcionar um suporte adicional até o limite de um salário mínimo aos trabalhadores que preencham determinados critérios legais. Para ter direito ao abono, é necessário estar inscrito no PIS/PASEP por no mínimo cinco anos, ter trabalhado formalmente por ao menos 30 dias durante o ano de 2022 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e ter os dados corretamente reportados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os empregados de empresas privadas recebem o abono através da Caixa, enquanto os servidores públicos, inscritos no PASEP, recebem pelo Banco do Brasil.
Se você tiver dúvidas sobre como as informações são processadas, a identificação, a concessão ou o valor do benefício, você pode buscar esclarecimentos através dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego. Para isso, utilize o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acesse o portal Gov.br.
• Governo Federal Anuncia Suspensão Temporária do FGTS no Rio Grande do Sul para Auxiliar Empresas Afetadas por Calamidades
Para mais informações, os trabalhadores podem consultar os detalhes do pagamento e outras orientações nos aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador, e no Portal Cidadão. Detalhes adicionais também estão disponíveis diretamente no site oficial da Caixa Econômica Federal, assegurando transparência e facilidade de acesso às informações necessárias.
#ABONOSALARIAL #CAIXA #TRABALHADOR #RECEBER
Autor: Karina Icoma
Publicado para: Pegatroco
Em 14/05/2024